A harmonização está apresentada em dois vídeos. Este é o primeiro vídeo. ACESSE AQUI para assistir a continuação. Ambos foram extraídos do curso de arranjo da minha plataforma.

Harmonizar melodias no violão é uma das primeiras atividades que qualquer violonista que deseja desenvolver a habilidade em criar arranjos deve estudar. Para alcançar facilidade nessa prática é imprescindível antes, passar por um criterioso estudo dos acordes, suas inversões e distribuições no braço do instrumento. Ao meu entender, devemos começar pelas tríades.

Existem inúmeras formas e caminhos para criar um arranjo. Pode-se apoiar em contraponto, harmonia tradicional ou funcional, utilizar linguagem modal em busca de novas sonoridades entre outros inúmeros caminhos. Eu costumo me apoiar muito numa harmonia previamente definida e ir explorando as possibilidades de abertura dos acordes.

A verdade é que não existe uma fórmula secreta, deve-se estudar o máximo possível e ir experimentando. Aos poucos vamos entendendo e achando nossa própria maneira de fazer.Se eu tenho uma dica para lhe dar é a seguinte: Estude e faça! Não gostou faça de novo e estude mais…rsss!

Neste post apresento para você uma harmonização de uma melodia brasileira onde me limito apenas às tríades fechadas. Essa é uma etapa importante do estudo que nos permite entender a  montagem dos acordes no instrumento.

BAIXAR PARTITURA

Deixe seu comentário

comentário

mateusbustamante

Ver todos os posts